Alguém jogou no chão do metrô três papéis de bala. Acontece que a corrente de vento impediu que esses restos e fragmentos de infância se perdessem pelas ruas. Havia uma conjunção singular de fatores: a ventania encanada que se forma nas estações, maré de ar, nas idas e vindas dos vagões, e respiradouros gigantescos que compunham um equilíbrio frágil, mas ainda equilíbrio - que reteve aqueles papéis plásticos coloridos no piso da entrada, no limite mesmo da estação, à beira da escada rolante.
Era uma dança: a viração artificial corria forte da esquina da Rua dos Pinheiros com a Fradique Coutinho. Motocicletas furibundas de entregadores de aplicativos, automóveis blindados de existência, profetas embriagados que vaticinavam o fim dos tempos, o fim da memória, Já não existe mais nada aqui para vocês, entre poeiras de concretos e farelos de cimento granulando o asfalto, todos apequenados do Grande Edifício Rijo, excitado e dominante, que violou o chão, e se erige rumo aos céus, Este Deus Pai da Cidade - as intermináveis cinesias. E ainda sob a terra, nas fundações, corriam os vagões em fluxo, a vacuidade célere dos corpos de trem, arranjando torvelinhos em emanações que se projetavam pela plataforma, e galgavam os primeiros degraus, e cruzavam a catraca, e escalavam ainda a escada que leva à rua, onde um jovem negligente despediu três papéis de bala, que eu observo atentamente quando subo a escada rolante, a mesma que eu cruzava trinta anos atrás, ainda antes de ela existir.
Há dois ou três instantes em que tudo se acachapa: os degraus rigorosamente distintos e perfilados ao longo de toda a ladeira uniformizam em piso móvel, e depois desaparecem sob o chão, embora haja fantasmagorias de mim naquela esquina, e imagino que talvez o jovem displicente possa ter sido eu mesmo, um cartum malfeito de longos cabelos de medo, em enormes silêncios encurralados, despejando papeis de bala e cigarro no chão. As escadas me carregam monótonas, e diviso no topo a dança dos papéis, que saltam da plataforma já-piso-firme de volta para a escada móvel, e num átimo se rendem e retornam ao solo estável, para então voltarem ao fluxo, teimosas.
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